Qual é a origem dos idiomas?

A bíblia deixa bem claro que, no início da humanidade, todos falavam uma língua em comum, mas devido à história da Torre de Babel,  as pessoas começaram a falar línguas distintas. Será essa a verdade sobre a origem dos idiomas? O que realmente sabemos sobre isso?

Origem dos Idiomas

Cientificamente falando, há a hipótese de que realmente houve uma língua-mãe, e inclusive existe uma área da Linguística que pretende desvendar esse mistério. Mas, se confirmado que houve uma língua comum em um passado distante, como ela surgiu e porque houve essa separação linguística?

Saber como a língua surgiu é  uma tarefa bastante difícil para os que procuram pesquisar a fundo esse assunto, pois apesar de parecer evidente que em algum momento “alguém decidiu dar nome às coisas”, isso não justifica porque possuímos exclusivamente a capacidade de pensar e, consecutivamente falar. A princípio, sabemos que somos os únicos com essa capacidade.

A separação da suposta língua-mãe poderia ser justificada nesse “processo inicial de dar nome às coisas”, que com a separação da humanidade em várias regiões do planeta, isolados um dos outros, cada grupo “arrumou seu modo de dar nome às coisas”. Mas, porque a língua inicial foi esquecida, caso isso ocorreu? Ainda não sabemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s