E se um asteroide atingisse a Terra?

Vamos dizer que um asteroide do tamanho de uma casa (em inglês) batesse na Terra a 48.280 km/h. Ele teria uma quantidade de energia aproximadamente igual à bomba que caiu em Hiroshima – talvez 20 quilotons. Um asteroide como esse teria achatado prédios de concreto armado a até 800 m do ponto de impacto, e achatado estruturas de madeira a talvez 2,5 km do ponto de impacto. Seria, em outras palavras, um dano enorme para qualquer cidade.

asteroide

Se o asteroide for tão grande quanto um prédio de 20 andares (60 metros em um lado), ele tem uma quantidade de energia igual às maiores bombas nucleares feitas hoje – com 25 a 50 megatons. Um asteroide como esse destruiria prédios de concreto armado a 8 km do ponto de impacto. Destruiria completamente a maioria das principais cidades dos Estados Unidos.

Com um asteroide de 1,6 km de extensão, você está trabalhando na faixa de 1 milhão de megatons. Esse asteroide tem a energia que é 10 milhões de vezes maior do que a bomba que caiu em Hiroshima. É capaz de achatar tudo de 160 a 320 quilômetros do ponto de impacto. Em outras palavras, se um asteroide de 1,6 km de extensão atingisse diretamente a cidade de Nova York, a força do impacto provavelmente achataria tudo em Washington D.C. a Boston, e causaria um dano de talvez 1.600 km – tão longe quanto Chicago. A quantidade de poeira e escombros lançados na atmosfera bloquearia o Sol e faria com que a maior parte das coisas vivas no planeta perecesse. Se um asteroide tão grande caísse no oceano, causaria maremotos massivas de centenas de metros de altura que arrasariam completamente as linhas costeiras na vizinhança.

Em outras palavras, se um asteroide colidisse com a Terra, seria um dia muito, muito ruim, não importando o tamanho do asteroide. Se o asteroide tivesse 1,6 km de diâmetro, é provável que varresse a vida no planeta. Vamos torcer para que isso não aconteça tão cedo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s