E se alienígenas entrassem em contato conosco?

Alguns pesquisadores acreditam que alienígenas podem entrar em contato com a humanidade a qualquer momento. E isso é levado tão a sério que inclusive existe um órgão especializado em procurar vida extraterrestre: o SETI.

Há dez anos, o instituto juntou US$ 26 milhões para construir um radiotelescópio cuja função é encontrar sinais da existência de civilizações avançadas universo afora. A premissa é que se existe de fato uma civilização avançada, eles devem usar o rádio. Os pesquisadores do SETI desde então tem tentado capturar essas ondas de rádio, que se espalham pelo espaço.

Até hoje, nenhum sinal foi detectado pelo SETI. Mas em 1977, um curioso sinal proveniente do espaço intrigou os pesquisadores, e até hoje não há uma resposta definitiva sobre a sua origem. Trata-se do sinal WOW, capturado pelo Big Ear.

Seja como for, não se sabe se ele foi proveniente de uma civilização avançada ou teve uma origem desconhecida. Se a primeira opção for a correta, o sinal demoraria décadas para chegar até a Terra por causa da distância, isso sendo otimista. A possível vizinhança habitável mais próxima é de Proxima Centauri, localizada a quatro anos-luz do nosso planeta.

Várias mensagens já foram enviadas para o espaço, descrevendo o ser humano, os planetas do sistema solar, moléculas de água e o DNA, através de uma linguagem teoricamente universal – a matemática.

Como a humanidade reagiria se soubesse que alienígenas existem?

Muitos dogmas já foram quebrados durante a história da humanidade. Copérnico tirou a Terra do centro do Universo e Darwin nos colocou no mesmo nível dos primatas. Mas e quando os ET’s forem anunciados?

A descoberta de uma possível civilização extraterrestre nos obrigaria a admitir que não somos tão especiais nem únicos. Muitas religiões deveriam ser revistas. Será que a gênese bíblica é válida para outros planetas? A alma dos alienígenas é a mesma que a nossa? Muita coisa seria modificada, mas muitos pesquisadores garantem que isso não ameaça religião alguma, embora provoque significativas mudanças.

“Será parecido com o Renascimento. Todo o nosso sistema de crenças e conhecimentos terá que ser modificado ou substituído em pouco tempo pela sabedoria do resto do Universo”, afirmou o historiador e astrônomo Steven J. Dick, do Observatório Naval dos Estados Unidos.

Caso eles tenham uma tecnologia suficientemente avançada, por que não poderiam vir nos visitar? Basta detectar sinais de TV que emitimos há mais de 50 anos e que se espalham pelo espaço na velocidade da luz.

Mas sem dúvida o maior impacto seria a tecnologia que eles trariam para nosso planeta. Poderíamos aprender muitas coisas novas, que hoje só existem na ficção científica. Mas principalmente, saberíamos como nós somos, quais são nossos limites e qual é o nosso lugar no cosmo.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Prezado(a) Administrador

    Venho lhe convidar investir em bitcoin
    Oferecemos uma comunidade de ajuda mutua entre participantes
    Ganhos de 30% a 50% sobre seu investimento ou sobre sua ajuda em bitcoin
    Participe da maior comudiade de ajuda mutua do mundo com mais de
    238.000.000 milhôes de membros…
    Dobre seu investimento em poucos dias ..

    Participe já… Cadastre-se no link a baixo…
    https://l.brazil-mmm.net/?i=loys

    Obrigado
    Tenho certeza que você irá me agradecer por lhe epresentar este sistema

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s