Por que o gato preto é tão temido?

Os primeiros a atribuir o misticismo aos gatos foram os egípcios, que o idolatravam, existia até um deus que tinha como sua forma física o gato (Bast).

Na Idade Média o gato se tornou símbolo de desgraça, apesar de servir à população caçando ratos, que eram pragas encontrados por todo lado, bandos de gatos de rua se tornaram populosos e incomodavam muito os aldeões por toda Europa.

O período da Idade Média ficou marcado pela bruxaria, superstições e pela influência da igreja. O gato, animal solitário e independente, acabou chamando anteção dos pagãos. No paganismo o gato representa sabedoria e proteção, na magia negra, o gato preto macho é a personificação do demônio.

A cor preta era símbolo do mal, e os olhos vibrantes e brilhantes dos gatos durante a noite assustavam e davam característica espiritual ao bichano. Como os gatos pretos eram usados em muitos rituais pagãos, a igreja e seus inquisidores passaram a perseguir o gato preto tanto quanto perseguiam as bruxas, esse fato acabou afastando os cristãos dos gatos.

Muitas lendas se formaram a cerca dos gatos pretos, e com o passar dos séculos as histórias só aumentaram e ficaram mais assustadoras. Mesmo com tanta perseguição, o gato preto sobreviveu. O tempo foi passando e o gato preto se livrou da imagem negativa, durante o renascimento a Igreja Católica parou de perseguir pagãos e consequentemente, os gatos pretos se livraram da inquisição.

As surpestições sobre os gatos pretos ainda existem em alguns países. Nos Estados Unidos da América, onde ainda é forte a celebração do Halloween, a adoção de gatos pretos é suspensa semanas antes e depois desse feriado, isso por que alguns locais ainda mantém a tradição de sacrificar animais na noite dos mortos e o gato preto é o preferido dos pagãos pra essa data.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. rikaferreira disse:

    É muita ignorância humana atribuir qualquer mal ao bichinho, aff, gente burra dá mais azar que qualquer bicho preto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s